A presença de episódios frequentes de candidíase é algo que deixa qualquer mulher preocupada com sua saúde e “coloca em xeque” a fidelidade do parceiro(a).
A candidíase vulvovaginal é uma infecção extremamente comum em mulheres em idade fértil. É a segunda causa mais comum de vaginite nos Estados Unidos e a causa mais comum na Europa, tendo alto impacto negativo no conforto e bem-estar das mulheres. Alguns comportamentos de higiene genital e/ou práticas sexuais, além de alimentação rica em carboidratos, deixar a região genital úmida e abafada por longos períodos podem representar potenciais mecanismos para facilitar a proliferação do fungo e gerar aquele tão inconveniente incômodo de coceira, vermelhidão e corrimento esbranquiçado.
Apesar de ser uma infecção prevalente na população feminina, algumas mulheres ainda acreditam que a candidíase possa ser sexualmente transmitida, mas ela NÃO o é! Ela representa um desequilíbrio da flora vaginal desencadeado por algum dos fatores acima descrito. Se você está apresentando episódios frequentes dessa infecção (mais do que quatro ao longo do ano), procure seu médico. Possivelmente você necessitará de um tratamento mais prolongado e de mudanças no estilo de vida para reestabelecer o equilíbrio de sua flora vaginal.
Ame-se! Cuide-se! Proteja-se!