CHECK- UP MASTOLOGIA

O CHECK-UP das mamas, ou seja, realização de exames de rotina devem fazer parte dos cuidados da saúde da mulher. É importante que toda mulher aprenda a realizar o auto exame, para que possa se conhecer e procurar o médico sempre que alguma mudança ocorrer. Vale lembrar, que o auto-exame não substitui a realização de exames como mamografia e ultrassom de mamas.

Os exames de rastreamento têm um papel de extrema importância no diagnóstico precoce do câncer de mama e, felizmente, reduzem significativamente a mortalidade por essa doença. A realização de mamografia de rotina deve iniciar aos 40 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, é deve ser feita anualmente, independente da presença de queixas (dor nas mamas, nódulos palpáveis). Ressalta-se que para as pacientes com alto risco familiar para câncer de mama, a realização de exames acontece de maneira individualizada.

O ultrassom de mamas e a mamografia são exames complementares e a realização de um, não necessariamente, anula a realização do outro. Por esse motivo, realize regularmente consultas com seu médico para que a saúde mamária esteja sempre em dia.

Envie um email

0 + 3 = ?

Thais Perez Vazquez – Doctoralia.com.br

Thais Perez Vazquez – Doctoralia.com.br

|9(TY\6i