A mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 é associada a um aumento significativo no risco de desenvolver câncer de mama e câncer de ovário. Se você foi diagnosticado(a) com uma mutação BRCA1/2 ou tem histórico familiar dessas mutações, é importante tomar medidas para gerenciar o risco e monitorar sua saúde. Aqui estão algumas opções que você pode considerar:
Aconselhamento genético: Consulte um(a) geneticista ou um(a) especialista em aconselhamento genético para entender melhor suas opções e os riscos associados à mutação BRCA1/2. Eles podem fornecer informações detalhadas sobre a hereditariedade, a probabilidade de desenvolver câncer e as opções de prevenção.
Rastreamento regular: Portadores de mutações BRCA1/2 devem fazer exames de rastreamento regulares para detectar precocemente o câncer de mama e câncer de ovário. Isso pode incluir mamografias e ressonância magnética das mamas semestrais, exames clÃnicos das mamas e exames pélvicos.
Cirurgias redutora de risco: Os portadores de mutações BRCA1/2 podem optam por realizar cirurgias redutoras de risco. A mastectomia redutora de risco envolve a remoção preventiva das glândulas mamárias ( a partir dos 35 anos), enquanto a ooforectomia redutora de risco envolve a remoção dos ovários e trompas de Falópio ( a partir dos 40 anos).
Medicação preventiva: Algumas pessoas com mutações BRCA1/2 podem considerar o uso de medicamentos para reduzir o risco de câncer, apesar de não ser a melhor estratégia terapêutica. Para aqueles que já desenvolveram a doença, os inibidores de poli(ADP-ribose) polimerase (PARP) devem fazer parte do arsenal terapêutico.
Suporte emocional: Receber um diagnóstico de mutação BRCA1/2 pode ser emocionalmente desafiador. Buscar apoio emocional, seja por meio de grupos de apoio, aconselhamento psicológico ou terapia, pode ajudar a lidar com as preocupações e tomar decisões informadas.
É importante lembrar que as opções acima podem variar dependendo da situação individual e das recomendações médicas. É fundamental buscar a orientação de profissionais de saúde especializados para tomar decisões adequadas ao seu caso especÃfico.