DOR NAS MAMAS (MASTALGIA)
A dor nas mamas também conhecida como mastalgia, é um sintoma relativamente comum que afeta cerca de 70% das mulheres e nem sempre é sinal de algo sério. Na grande maioria dos casos, é causada por alterações hormonais, como as que acontecem na menstruação ou na menopausa. A mastalgia pode ser uni ou bilateral e pode ter irradiação para o braço ou até mesmo para o dorso. É importante ressaltar que a dor nas mamas está presente em diversas patologias mamárias desde as benignas até no câncer. Por esse motivo, dores de forte intensidade e-ou persistentes devem ser um alerta para que a paciente procure um mastologista. Consultas periódicas ao médico especialista possibilitam o diagnóstico precoce de diversas doenças.
Conheça algumas das causas de mastalgia:
– Mastite: inflamação das mamas. Comumente ocorrem durante a amamentação, mas também podem acontecer fora do período lactacional. Os sintomas são: mastalgia, vermelhidão das mamas, aumento da temperatura local e presença ou não de nódulo endurecido.
– Abscessos: presença de nodulação de conteúdo purulenta (“bolsas de pus”)
– Cistos: nódulos de conteúdo liquido que surgem, devido as variações hormonais. Podem estar “mais cheios” no período pré menstrual, como podem desaparecer após a menstruação. É uma alteração benigna que não evolui para câncer.
– Câncer de mama: em estágios mais avançados pode ter como sintoma associado a mastalgia. Vale lembrar que o câncer de mama é assintomático no início da doença. Por esse motivo, é importante a realização de exames de rotina.