MENOPAUSA
- O que é menopausa?
É a data da última menstruação da vida da mulher, marco da falência ovariana, quando os ovários deixam de fabricar o principal hormônio feminino (estrogênio).
É um diagnóstico retrospectivo, ou seja, uma mulher está em menopausa após 1 ano sem menstruar. Antes disso, existe o período chamado de perimenopausa ou climatério. O climatério é um período que engloba a perimenopausa e a pós-menopausa, e pode ter duração variável.
Todos os sintomas decorrem da falta do estrógeno e podem variar entre as mulheres, mas entre os mais frequentes, estão:
-Irregularidades menstruais (desde menstruar de duas a três vezes no mesmo mês, como ficar de dois a três meses sem sangrar);
– Sintomas vasomotores, que são os conhecidos ‘calores’ acompanhados ou não de sudorese que se intensificam à noite;
– Queixas genitourinárias (como falta de lubrificação vaginal durante a relação sexual);
– Oscilação no humor (da euforia à tristeza, sem causa aparente);
– Sensação de urgência miccional;
– Irritabilidade;
– Insônia;
- Como tratar:
Recomenda-se a terapia de reposição hormonal (TRH). É importante ressaltar que quanto antes for iniciada a reposição melhores os benefícios, principalmente no que se refere à proteção cardiovascular. Chamamos de “janela de oportunidade” o período ideal para introduzir a TRH até seis anos após a última menstruação, período onde os benefícios superam os riscos no que concerne aos eventos cardiovasculares.
O tratamento pode ser feito por via oral, percutânea, transdérmica, com implantes ou injetável, de acordo com a preferência e condições clínicas de cada paciente
- Todas as mulheres devem fazer reposição hormonal?
Não. A arte da TRH reside na individualização. Consensualmente falando, as mulheres potencialmente candidatas a receberem tratamento são as sintomáticas e sem contraindicações. São consideradas contraindicações absolutas: câncer de mama e de endométrio, tromboembolismo, hepatopatias agudas e sangramento uterino (hemorragia genital) sem causa identificada.